GERALDO ALCKMIN PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA CÁPSULA, CENTRO DE INOVAÇÃO DO SENAC-RJ

Home » Notícias » GERALDO ALCKMIN PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA CÁPSULA, CENTRO DE INOVAÇÃO DO SENAC-RJ

A cerimônia de inauguração da Cápsula – Centro de Inovação Senac-RJ na manhã de sexta-feira, 22.03, recebeu a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Ao lado do presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, Alckmin conheceu o novo espaço de inovação localizado na Av. Presidente Vargas, no Centro do Rio e descerrou a placa de inauguração do novo empreendimento.

No Centro do Rio, novo equipamento tem o objetivo de promover a inovação, formar talentos do futuro, desenvolver projetos com metodologias inovadoras e tornar as novas tecnologias acessíveis em laboratórios abertos e de uso compartilhado | (Foto: Erbs Jr.)

 

“Parabenizo o Senac-RJ pela criação da Cápsula de Inovação, que vai enfrentar os desafios da transformação econômica e tecnológica que vivemos. O Centro está antenado com o cenário atual e vai formar talentos, difundir conhecimento para ser aplicado no mercado, no mundo dos negócios, promover mais emprego e renda, fortalecendo nossa economia”, afirmou o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Antonio Queiroz, destacou que a Cápsula visa contribuir para a capacitação profissional e para a inovação no Rio de Janeiro. “É uma honra e um prazer enormes receber o vice-presidente aqui, principalmente nesse novo equipamento que muito nos orgulha. Aqui estamos criando uma casa de inovação. Nosso objetivo é ser um espaço para fomentar a educação, capacitar mão de obra, gerar emprego e renda para toda a população que está chegando agora ao mercado de trabalho e para aqueles que já estão no mercado e precisam reciclar seu aprendizado”, afirma Antonio Queiroz.

Antonio Florencio de Queiroz Junior e Geraldo Alckmin exaltaram a importância da inovação para o setor do comércio de bens, serviços e turismo em suas falas | (Foto: Erbs Jr.)

 

A Cápsula, novo Centro de Inovação do Senac-RJ, que ocupa um edifício na Av. Presidente Vargas, 62, no Centro do Rio de Janeiro. O novo espaço visa fortalecer o Rio de Janeiro como capital brasileira da inovação e oferta conhecimento sobre processos, tecnologias e profissões do futuro. Em 7 mil m², trata-se de um centro de serviços com ambientes flexíveis e com tecnologia de ponta, propício à experimentação, realização de testes e aprendizagem para promoção da cultura da inovação.

Trata-se de uma resposta do Senac-RJ aos desafios trazidos pela profunda e acelerada transformação econômica e tecnológica nos setores de comércio, serviços e turismo. O objetivo é formar talentos por meio de projetos inovadores, difusão de conhecimento e capacitação para novas profissões, dar aos participantes acesso a novas tecnologias e equipamentos de ponta, promovendo sua experimentação e aplicação em negócios e promover desenvolvimento de setores estratégicos em que o Rio de Janeiro tem histórico de liderança e carência de mão de obra.​

O edifício oferece laboratórios, estúdios, espaços para prototipagem de serviços, áreas de uso compartilhado para coworking, salas multiuso e para cursos de extensão, auditório e espaços de eventos. Nele, times multidisciplinares poderão experimentar, difundir conhecimentos e incorporar mudanças no mercado. Há um auditório para 180 pessoas e salas flexíveis para realização de treinamentos. O espaço é sustentável e prevê receber ciclos de palestras, eventos setoriais, cursos e workshops, mentorias e consultorias, entre outros.

Laboratórios temáticos de Novas Mídias, Cultura Maker, Tecnologia, Varejo e Realidade Virtual, equipados com tecnologia de ponta, irão possibilitar o desenvolvimento, prototipagem e teste de produtos, mentorias​, desafios e hackathons, aceleração de talentos​ e consultorias em projetos de inovação.

Um dos andares do prédio é ocupado pelo escritório da Organização Mundial do Turismo, no Rio de Janeiro, em espaço cedido pela Fecomércio-RJ. Ainda no setor, um Observatório do Turismo irá oferecer dados relevantes para o fortalecimento do setor no Rio de Janeiro.

 

Fonte: CNC

Publicado em