SEIS CURIOSIDADES SOBRE TOMADAS INTELIGENTES

Home » Sem categoria » SEIS CURIOSIDADES SOBRE TOMADAS INTELIGENTES

As tomadas inteligentes já são uma realidade no mundo da tecnologia. Além da promessa de comodidade e segurança, os dispositivos oferecem também controle do consumo de energia e a possibilidade de economizar na conta de luz ao final do mês.

No Brasil, estão disponíveis para comprar modelos de marcas como a I9Plug e a Broadlink, com preços por volta de R$ 150.

Os produtos funcionam por meio de aplicativo próprio para celular Android e iPhone (iOS) e podem ser instalados em diversos pontos de uma casa. Alguns dispositivos podem ainda ligar e desligar a partir de comandos de voz, com assistentes como Alexa ou Google Assistente.

Confira a notícia na íntegra em nosso site www.sime.org.br

Fonte: TechTudo

Seis curiosidades sobre tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes já são uma realidade no mundo da tecnologia. Além da promessa de comodidade e segurança, os dispositivos oferecem também controle do consumo de energia e a possibilidade de economizar na conta de luz ao final do mês. No Brasil, estão disponíveis para comprar modelos de marcas como a I9Plug e a Broadlink, com preços por volta de R$ 150.

Os produtos funcionam por meio de aplicativo próprio para celular Android e iPhone (iOS) e podem ser instalados em diversos pontos de uma casa. Alguns dispositivos podem ainda ligar e desligar a partir de comandos de voz, com assistentes como Alexa ou Google Assistente. Confira a seguir seis curiosidades a respeito das tomadas inteligentes e saiba como a tecnologia pode ser útil para você.

1. Conexão Wi-Fi

A principal característica é a conexão Wi-Fi: as tomadas inteligentes precisam estar conectadas a uma rede para funcionar. Na hora de instalar, basta plugar o dispositivo em uma tomada comum e, em seguida, ligar qualquer aparelho normalmente. O acesso aos recursos é feito por meio de aplicativos para celular específicos de cada modelo.

2. Controle de seus aparelhos remotamente

Com as tomadas inteligentes, esquecer algum aparelho ligado não vai ser mais um problema. Pelo app, é possível desativar todos os dispositivos conectados, independente de onde você estiver. Dessa forma, o usuário não precisa se deslocar para desligar os dispositivos, controla o consumo de energia e até evita possíveis acidentes.

3. Controle de temperatura e “modo ausente”

As tomadas smart também contam com outra característica que pode ajudar na segurança da casa. O equipamento é capaz de detectar picos de energia na rede elétrica e indicar ao usuário se há algo de errado com o plug do aparelho eletrônico, como aumento de temperatura, por exemplo. A medida protege o dispositivo ligado à tomada, e é uma forma de evitar curtos-circuitos.

Tomada I9Plug brasileira tem bons recursos e app próprio, além de proteger de eventuais curtos-circuitos — Foto: Divulgação/I9Plug

Há ainda o “modo ausente”, que ajuda a evitar eventuais roubos e furtos na casa. Remotamente, o usuário consegue ligar e desligar as luzes ou criar uma programação de iluminação, ativado em horários específicos. A ideia é simular que a residência continua ocupada, mesmo que os moradores não estejam lá.

4. Economia de energia

Uma das razões pelas quais mais pessoas estão adotando dispositivos inteligentes é para economizar nas contas de luz. Com o controle dos aparelhos na palma da mão, pelo sistema do aplicativo, fica muito mais fácil e prático desativar os dispositivos que não estão sendo usados no momento. Além disso, as tomadas geram relatórios com a quantidade de energia gasta por aparelho, oferecendo um controle maior sobre seus gastos.

5. Programar horários para ligar e desligar aparelhos

Em casas com crianças, as tomadas inteligentes podem ter ainda outro tipo de uso. Os responsáveis podem programar horários para ligar e desligar, controlando o tempo que os filhos passam na TV ou no videogame, por exemplo. Além disso, é possível controlar o acesso das crianças à Internet, desligando o roteador após um período de tempo definido.

Com a tecnologia “smart” é possível controlar quanto tempo as crianças ficam na TV — Foto: Divulgação/LG

6. Sincronia com Google Assistente ou Amazon Alexa

Outra curiosidade das tomadas smart é que alguns modelos podem funcionar por meio de comandos de voz. Com assistentes como Alexa, Google Assistente, entre outras, fica mais fácil controlar o fluxo de energia elétrica em casa.

Fonte: TechTudo

Publicado em