RELATÓRIO ESTIMA QUE ECONOMIA DO PROCEL EM 2016 ULTRAPASSOU 15,15 BILHÕES DE KWh

Home » Ambiental » RELATÓRIO ESTIMA QUE ECONOMIA DO PROCEL EM 2016 ULTRAPASSOU 15,15 BILHÕES DE KWh

O Relatório de Resultados do Procel, lançado em 2017, apresenta os resultados
globais e específicos em cada área de atuação do programa, obtidos em
2016, bem como os resultados globais alcançados desde que foi instituído.

Estima-se que em 2016 o Procel alcançou uma economia de energia de aproximadamente 15,15 bilhões de kWh. Essa energia economizada ajudou o país a evitar que 1,238 milhão tCO2  quivalentes fossem liberadas na atmosfera, o que corresponde às emissões proporcionadas por 425 mil veículos durante um ano.

O relatório também ressalta que em 2016, foram economizados 15,15 bilhões de kWh isso equivale à energia fornecida, em um ano, por uma usina hidrelétrica com capacidade de 3.634 MW. Também, estima-se que as ações fomentadas pelo Procel contribuíram para uma redução de demanda na ponta de 8.375 MW.

Os resultados energéticos globais alcançados pelo programa se devem principalmente ao Selo Procel, indicando o destaque que tem sido dado ao consumidor final, por meio da orientação e do estímulo à aquisição de equipamentos mais eficientes. Esse resultado imputado ao Selo Procel incorpora a contribuição indissociável da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Finalmente, também deve ser ressaltado que o resultado obtido em economia de energia com a realização das ações do Procel, em 2016, é 29,74% superior ao resultado do ano anterior. Isso pode ser explicado pela melhoria na eficiência energética de equipamentos com Selo Procel, bem como pela aquisição e uso de equipamentos eficientes pela sociedade, além da continuidade do banimento das lâmpadas incandescentes do mercado nacional.

 

Publicado em