LÂMPADA LI-FI TRANSMITE INTERNET POR MEIO DA LUZ

Home » Sem categoria » LÂMPADA LI-FI TRANSMITE INTERNET POR MEIO DA LUZ

Tecnologia que transmite Internet por meio da luz, é a nova aposta da Philips Lighting anunciada nesta segunda-feira (19/03).

Parece ficção científica, mas já é realidade: as luminárias utilizam ondas de luz para realizar a conexão com a banda larga e permitir a transferência de dados entre dispositivos. Vale citar que o Li-Fi pode ser até 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi.

A Philips Lighting é a primeira companhia global a comercializar luminárias com a tecnologia Li-Fi. Ao contrário do Wi-Fi, que utiliza frequências de rádio, o recurso usa ondas de luz para propagar o sinal. Dessa forma, a conexão tem a promessa de ser mais estável e rápida. Segundo a fabricante, a velocidade chegaria a 30 Mb/s sem comprometer a iluminação. O usuário pode transmitir vários vídeos com qualidade HD enquanto ainda realiza videochamadas.

Em termos de comparação, o Li-Fi tem algumas vantagens em relação ao Wi-Fi. De acordo com a fabricante, a nova tecnologia é indicada, principalmente, para lugares onde existem equipamentos que não podem sofrer interferências de radiofrequências, como hospitais. Outro possível uso seria em locais em que o sinal Wi-Fi não consegue alcançar ou é fraco, como em ambientes subterrâneos e subaquáticos.

Sua aplicação também é sugerida em áreas que exigem alta segurança, como em serviços do governo ou em instituições financeiras. A Philips explica que o Li-Fi garante uma camada extra de segurança, visto que a luz não consegue ultrapassar paredes e outros obstáculos. Atualmente, a tecnologia está sendo testada nos escritórios de uma empresa francesa de investimento imobiliário.

 

Fonte:
Site TechTudo
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/03/philips-anuncia-lampada-li-fi-que-transmite-internet-por-meio-da-luz.ghtml

Publicado em